Artigo

A Minha História na Unitel- Fernanda Coimbra

Negócio
29 Dezembro 2023

Chamo-me Fernanda Coimbra.

Sou licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade Lusíada de Angola (ULA), fiz o ensino médio de Química, no Instituto Médio Industrial de Luanda (Ex- Makarenko), depois de ter passado pelas escolas Pioneiro Zeca, N’gola Kanini e N’gola Kiluange, onde fiz os ensinos primário e secundário respectivamente.

Quando criança, sonhava ser Hospedeira de Bordo e, embora tenha seguido um percurso profissional diferente, mantenho o desejo de viajar e conhecer novos lugares.

Profissionalmente, sempre estive ligada às telecomunicações. Trabalhei, durante 4 anos, como Secretária do Director de Telecomunicações, na Tecnoserve, empresa prestadora de serviços de telecomunicações.

Depois, trabalhei, por 15 anos, na MVCommsat, empresa de telecomunicações, parceira da Angola Telecom. Na altura, usávamos ainda o sistema analógico, sendo o core business, a venda, programação e activação dos aparelhos telefónicos.

A minha história na UNITEL, começou em 2002, enquanto quadro da Angocosmes, um Agente Exclusivo que actuava nas Províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Bié, Namibe e Zaire.  Essa época foi marcada por momentos únicos, sendo um deles, a oportunidade de conhecer algumas Províncias de Angola.

Em 2013, já com uma vasta experiência na gestão de produtos e serviços da UNITEL, comecei uma nova relação com a empresa, desta vez, como Gestora da Secção de BackOffice, na recém-criada Direcção de Agentes.

Sinto-me afortunada, pois tenho um trabalho dinâmico, desafiante mas gratificante e repleto de aprendizado.

Após o lançamento e implementação de um serviço ou produto, a minha equipa tem a nobre missão de fazer o follow up entre os Agentes e a UNITEL.

Somos um grupo relativamente pequeno, começamos com 5 Colaboradores, mas, com o passar dos anos, abraçamos novos desafios e atribuições, tendo o número aumentado para 8.

A comunicação tem sido a base para mantermo-nos engajados e motivados.

Pessoalmente, tem sido um processo marcante. Sinto-me regozijada por acompanhar o crescimento profissional da minha equipa, a quem chamo de verdadeiros guerreiros, pois estão sempre prontos para abraçar os reptos que nos são lançados, sendo o exemplo mais recente, o teletrabalho, onde conseguimos mostrar a dimensão e a importância do que fazemos.

O lançamento do UNITEL Money, foi um desafio, poisforam dias árduos de trabalho, de quase 24/24 horas, incluindo feriados e fins de semana. Deste modo, o compromisso e a colaboração foram encarados com máximo rigor.

Enquanto Gestora, o meu verdadeiro repto tem sido capacitar, gerar crescimento, progressão e superação aos membros da minha equipa.

Após 10 anos de casa, sinto-me orgulhosa e honrada por fazer parte da UNITEL, pois tenho o privilégio de participar deste percurso e posso afirmar que só vence quem se esforça e tem a capacidade, não apenas de aprender, mas também de ensinar.

A experiência se adquire com o tempo, o que de certa forma, nos permite ter um à vontade para enfrentar o dia-dia.

Não devemos nos deixar levar pelas dificuldades, mas sim, usá-las como trampolim para grandes saltos. Precisamos dar o nosso melhor, sempre, não esperando recompensas, mas tendo a certeza que cumprimos a nossa parte, com rigor, responsabilidade e compromisso.   

A UNITEL é uma empresa ambiciosa, visionária, jovem, inspiradora e com uma excelente visão para o futuro, pois inova, permanentemente, e investe, não apenas em tecnologia, mas também, no crescimento profissional do seu capital humano.

Fernanda Coimbra

Gestora da Secção de BackOffice

Direcção de Agentes

Partilhar:

Outras Notícias