Artigo

A Minha História na Unitel – Osvaldo Fundulo

Negócio
29 Dezembro 2023

Nasci a 31 anos na cidade do Luena, Município do Moxico, Província do Moxico.

Graduei-me no curso de Ensino da Física, na Universidade José Eduardo dos Santos do Moxico, actual ISPM em Novembro do ano 2016.

Os primeiros passos de ensino, começou na Escola Primária Nº53, Comandante Kwenha do Bairro Nzaji, o Iº ciclo do ensino secundário na Escola Camarada Tchifuchi Nº 338, o IIº ciclo, na Escola 11 de Novembro (EX-PUNIV) no curso de Ciências Físicas e biológicas, onde efectuei apenas a 10ª Classe.

Devido algumas dificuldades financeiras, tive que trocar a área de formação, seguindo alguns conselhos de pessoas adultas (diziam, finalistas do Puniv para ter acesso ao emprego é difícil, risos), por essas e outras situações, optei por trocar de curso que me catapultasse ao mercado de trabalho.

Tendo saindo do Luena para a Província de Malange no ano de 2009 para viver no internato e estudar na ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), propriamente na EPF (Escola de Formação de Professores do Futuro), onde estudei durante 3 anos, quem já estudou num internato sabe, o sofrimento que existe até alcançar o resultado final que aconteceu em Janeiro ano de 2012.

Sou o primogénito, e tenho 7 irmãos, a minha infância foi dura, porque os meus pais separaram-se quando tinha 7 anos, e dai em vez quando, passava um tempo com o pai e vice-versa, e recebia diferentes ensinamentos, mas graças a deus não fugi daquilo que eles pediam, que era continuar a estudar.

Aos meus 14 anos, comecei a viver com o meu tio materno, onde nesta residência, cada pessoa tinha a sua tarefa doméstica, na qual a minha era limpar o chão de segunda a sexta (risos), foi uma experiência saudável, porque aprende a crescer como homem, em vez em quando ajudava a minha tia a comercializar gelados de mucúa.

Acredito que esta sede de vender já é antiga (risos), e na minha adolescência trabalhei numa loja de venda de material de construção, como recepcionista durante 6 meses, mas com sérios problemas de pagamentos por parte do patrão (risos), e gostava de praticar desporto como o futebol, mas devido uma lesão gravíssima, tive que suspender, e nessa altura já sonhava um dia ter um emprego bom, e fixo para dar volta a situação.

Antes de se juntar a Unitel, já tinha o ensino médio concluído, e formado como Professor, ou seja, já lecionava na escola Primária Nº 180 do Bairro Kwenha, e nessa época perspectivava dar continuidade dos meus estudos a nível superior, para ter uma remuneração favorável, actividade essa que cessou por me juntar a Unitel.

No ano de 2012 o meu amigo, vai a loja Unitel Luena, comprar uma recarga, de regresso me informa que a unitel esta a recrutar, pensei que fosse mentira, fui lá constatar a veracidade da informação, tendo tido a certeza da mesma, mas hesitei em pôr os documentos devido o excesso de candidatos, depois de três dias de reflexão, decidimos colocar a nossa documentação, e a gente dizia, epas vamos tentar quem sabe (risos), depois de alguns meses fui seleccionado para fazer o teste, infelizmente o meu amigo não havia sido chamado para tal efeito.

Em Setembro do mesmo ano, fomos submetidos ao teste Psicotécnico, tendo passado para o próximo, que era uma entrevista, feita a mesma, resultou na última entrevista, e nela fui informado que, se não receber a chamada da Unitel, dentro de 2 meses, significa que a unitel não contava comigo, mas passado algum tempo, já em 2013, sem esperança, num dia de graças, dia de sonho (risos), recebi a tão esperada chamada na pessoa de Ketsia Santiago, me informando que fui seleccionado para se juntar a Unitel.

A minha história na Unitel, começou em janeiro de 2013, quando recebi a notícia de que havia sido seleccionado para trabalhar na Loja Luena, para ocupar o cargo de Assistente de Loja.

Faço parte de uma fantástica equipa de leões indomáveis (risos) composta por 12 profissionais colaboradores.

Começamos o dia sempre motivados, encaramos desafios e com afinco, habilidade, engajamento e trabalho em grupo, contornamos obstáculos, ultrapassamos barreiras e alcançamos objectivos.

Enquanto Assistente, os desafios são diários, trabalhar com o público é um aprendizado constante, os dias nunca são iguais, e pela inerência da função, adquirimos muitas competências técnicas e comportamentais que nos permitem lidar com os clientes, compreender as suas necessidades, e oferecer-lhes o atendimento de excelência que nos caracteriza.

São já 10 anos de UNITEL e sinto-me profissionalmente valorizado. Guardo ricas memórias individuais e colectivas como os tempos da brigada, que éramos vaiados de zungueiros de chips, e as festas do fim de ano da região centro e leste de Angola, onde tínhamos a oportunidade de conhecer os colegas pessoalmente, e de saber que a minha loja faz parte do top 10, das que apresentam um percentual de facturação dentro do esperado quase sempre. E estarmos alinhados dentro dos pilares da Unitel.

Tudo o que sou agradeço a Deus. Trabalhar na UNITEL é uma bênção para mim, aqui mudei a minha vida e a cada dia faço valer a minha decisão de ter se juntando a esta grande família, a maior de Angola

Independentemente do cargo, é muito importante fazermos bem o nosso trabalho, e mostrarmos resultados significativos para a empresa, a isso eu chamo de COMPROMISSO.

Espero que a minha história, inspire não apenas os meus colegas, amigos, famílias, mas também os jovens que passam pelo que já passei. Não tenham receio de tentar sempre que for necessário e de começar do zero, pois Angola é muito mais do que aquilo que estamos habituados.

Sejam ousados, desafiem-se, façam mudanças, tracem metas, façam o bem ao próximo e lembrem-se que, tudo que somos partiu de uma tentativa, e o sucesso é fruto de uma trajectória e não do acaso.

Osvaldo Fundulo

Assistente de Loja

Direcção de Vendas e Serviços

Região Centro e Leste de Angola.

Partilhar:

Outras Notícias