Artigo

A Minha História na Unitel – Yochida Lopes

Negócio
29 Dezembro 2023

Sou natural de Luanda- Angola, 3ª filha de 7 irmãos, casada e mãe de 2 filhos. Cresci em Luanda onde morei até os 18 anos.

Em 1998 mudei-me para Portugal e dei continuidade aos meus estudos. De 2006 a 2009, concluí a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. De 2009 a 2012, fiz o Mestrado em Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais.

A minha história na UNITEL começou em Junho de 2012, quando regressei a Angola.

Iniciei esta viagem como Técnica de Recursos Humanos, no Departamento da Academia. As minhas principais responsabilidades estavam relacionadas ao planeamento e implementação da formação dos Colaboradores para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Em Janeiro de 2017 com a restruturação da Academia, fui nomeada a Gestora da Secção de Implementação da Formação, periodo em que aprendi e desenvolvi sobretudo competências de liderança e gestão de equipas.

No ano seguinte, fui convidada a assumir a Gestão da Secção de Tecnologias e Dinamização da Formação com uma equipa de 6 pessoas, onde iniciei um desafio completamente fora da caixa que me obrigou a investigar e estudar sobre tecnologia da informação e ensino à distância.

Nesta Secção sou responsável pela integração e utilização das novas tecnologias da comunicação ao serviço da formação, desenvolvimento e implementação de conteúdos e-learning, b_Learning, além de assegurar o processo digital de gestão da formação.

Além destas responsabilidades, coordenei projectos de extrema relevância para a empresa no que diz respeito a formação de quadros tal como a 1ª edição dos Top Students para as áreas técnicas e de suporte em 2012.

Nos dois anos seguintes, foram os Projecto “RH ser é fazer”, em 2015 o 1º Programa de Formação para os Especialistas IP, ajudei na implementação dos Teambuildings de 2016 a 2018, e no mesmo período os Workshops Somos Unitel. Ainda em 2016 participei no processo de acreditação da Academia como Centro de formação e dois anos depois, na implementação do 1º curso e_learning na UNITEL e de 2020 a 2021, período em que estivemos em teletrabalho, na implementação de eventos internos online/live.

Actualmente estou também a interinar a Secção de “Concepção e Planeamento da Formação”, responsável pela elaboração do plano de formação das diferentes áreas e programas orientados à Liderança e Gestão de Talento bem como planear e coordenar programas de formação dirigidos a Estagiários–Top Students, garantir a concepção, actualização do catálogo de formação e gerir a bolsa de Formadores Internos da UNITEL;

Tenho sobre a minha responsabilidade 11 Colaboradores dinâmicos, competentes e autodidactas a quem agradeço por todo empenho, sentido de responsabilidade, comprometimento e dedicação para que os objectivos sejam alcançados com sucesso.

Enquanto Gestora, procuro manter um ambiente descontraído e de confiança com uma comunicação o mais transparente possível e aberta para exposição de ideias e estratégias.  Estimulo bastante a busca pelo conhecimento, inovação e trabalho em equipa.

O meu percurso na UNITEL tem sido de muita aprendizagem tanto a nível profissional como pessoal.

Um dos projectos mais marcantes que experienciei foi o projecto “RH Ser é Fazer” onde fizemos um “rodmap” por todas as Províncias com o objectivo de sermos um facilitador na integração dos Colaboradores e estabelecer laços além de proporcionar satisfação aos Colaboradores, entender as suas necessidades e fomentar o espírito UNITEL.

Tivemos momentos emocionantes de auscultação, ouvimos testemunhos onde não foi possível conter as lágrimas nem nos dávamos conta do passar da hora. Fomos com a missão de partilhar conhecimento, mas no final, saímos tão ou mais enriquecidos desta experiência pois tivemos a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias com um sentimento de pertença para com a empresa (mesmo diante de situações complexas), conhecer a UNITEL nos vários ecossistemas do nosso negócio, além de termos uma visão genérica da empresa.

Outro grande desafio foi certamente durante a pandemia, embora tenha sido também um acelerador para a mudança de mindset de toda empresa, relactivamente as novas metodologias de aprendizagem, representou muitas horas de trabalho árduo, disponibilidade, e dedicação da equipa para conseguirmos dar resposta às necessidades formativas dos Colaboradores naquelas circunstâncias, sem descorar dos nossos objectivos.

Com o suporte da nossa Direcção de Sistemas de Informação- DSI, tivemos que explorar várias plataformas (Webex , Skype, Zoom e Teams), e no final, concebemos o 1º curso e-learning in house e disponibilizamos para os mais de 3000 Colaboradores.  Foi de facto um período de muita pesquisa, aprendizagem e sobretudo de crescimento. Hoje temos o domínio das plataformas Sucess Factor, Teams entre outras que dão suporte a realização das formações e_Learning, online bem como os eventos online e live.

Diante destes desafios, a minha equipa e eu nunca desistimos, mesmo diante do desconhecido, da pressão e das dificuldades e foi assim que crescemos e o nosso trabalho ganhou visibilidade. Foi sem dúvida a descoberta de um mundo cheio de possibilidades. Realço que todo esse processo e trabalho foi feito sem suporte de consultoria e muito nos orgulhamos deste feito.

A conciliação nas dimensões do trabalho e família duas das mais relevantes na vida de qualquer ser humano, é outra grande provação. Pois a pressão para sermos bons em todos os papéis da vida que assumimos é enorme. Ao longo desta viagem com o crescimento profissional e maturidade que fui desenvolvendo consegui chegar ao ponto de equilíbrio.

Em quase 11 anos de UNITEL, fizeram parte do meu percurso pessoas que marcaram a minha experiência, falo da Carla Ferreira e Lúcia Moreira que com muita pena já não fazem parte dos nossos quadros, foram as minhas primeiras chefias directas e muito aprendi e cresci profissionalmente com elas, são sem duvida uma referência.

Não posso deixar de destacar também o Celso Paim que com o seu pensamento de engenheiro desenvolveu uma engenheira de RH, a Aleida Belo a quem reporto actualmente pelo o seu pragmatismo e cuidado com as suas pessoas, ao Núrio Sebastião e a minha Directora, Maria João Escrevente.

Sou muito grata a todos, pela confiança, partilha de experiência e ensinamentos ao longo do meu percurso. Admiro-os pelo trabalho que desenvolvem, além da oportunidade de partilhar e discutir conceitos, com respeito e autonomia.

Aos membros da minha equipa Augusto Chitas, Domingos Salembe, Gedeão João, Julião Santos, Valmy Martins, Victorino Bartolomeu, Euridvon Torres, Jorge João, Hossana Santos, Ivo Horta e Rui Pinto, reitero os meus agradecimentos por fazerem parte desta viagem e abraçarem todos os desafios que dela advém sem nunca desistirem.

Endereço também os meus agradecimentos a todos os colegas com que já trabalhei e trabalho dentro e fora da Direcção de Recursos Humanos.

Yochida Lopes

Gestora de Tecnologia e Dinamização da Formação

Direcção de Recursos Humanos

Partilhar:

Outras Notícias