Artigo

Atleta do Mês – Acaz Cutocama

Desporto
08 Outubro 2023

Acaz Domingos da Costa Cutocama, é Técnico de Planeamento e Optimização de Dados Móveis, na Direcção de Core e Serviços. Ingressou na empresa, aos 14 de Novembro de 2022 e, rapidamente, evidenciou o seu compromisso desportivo ao aceitar o convite dos seus colegas, Mauro Silva e Evaldo Almeida, para integrar o Grupo Desportivo UNITEL (GDU), em Março de 2023, na modalidade de Basquetebol.

Acaz tem um papel notável no GDU, tendo participado no torneio interno, em que a sua equipa conquistou um meritório segundo lugar. Este sucesso, foi sucedido pela sua actuação no torneio organizado pela Televisão Pública de Angola (TPA), realizado em comemoração ao aniversário da emissora.

No último torneio interno de Basquetebol, mostrou um desempenho louvável, numa competição intensa e disputada, com a sua equipa, a alcançar o terceiro lugar. Em termos individuais, Acaz sobressaiu-se, sendo distinguido como o Melhor Marcador do Torneio, com uns notáveis 80 pontos, e ainda foi incluído no prestigiado 5 Ideal da competição.

No entanto, o entusiasmo deste pelo desporto remonta a tempos antigos. Em criança, os campos de Futebol de rua eram o seu terreno de eleição, mas foi durante o ensino secundário, em 2007, que o Basquetebol emergiu como uma actividade regular, conquistando rapidamente o seu interesse e entusiasmo.

Esta atracção pelo jogo não tardou a evoluir e, já no ano subsequente, Acaz embarcou numa jornada profissional no mundo do Basquetebol, competindo ao mais alto nível, em diferentes categorias. O seu envolvimento levou-o a participar em torneios inter-escolares e competições nacionais, mostrando destreza, desde os escalões de iniciados até aos juniores. Entre 2007 e 2014, defendeu, com orgulho, as cores do Clube Desportivo Formigas do Cazenga.

A preparação para as competições é rigorosa. Com o apoio do GDU, realiza treinos às segundas e quartas-feiras, após o seu horário de trabalho na UNITEL. Além da preparação física, Acaz dá particular ênfase à sua alimentação, evitando alimentos gordurosos e privilegiando os naturais.

Na sua rotina diária, encontrou um equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a sua paixão pelo Basquetebol, agradecendo à sua Chefia, pela compreensão, e aos seus colegas, pela excelente comunicação e apoio mútuo.

Quanto a inspirações, Acaz admira profundamente o atleta angolano, Carlos Morais. A técnica, táctica e progressão deste jogador, são características que este valoriza imenso no desporto.

Das lições que o desporto lhe proporcionou, destaca a empatia, o fair-play, a importância das relações interpessoais e a resiliência face aos desafios, tanto nos jogos, como na vida.

Para encorajar os colegas a integrarem-se na modalidade de Basquetebol do GDU, Acaz sublinha o quão enriquecedor é fazer parte desta equipa, e realça que, depois de um dia intenso de trabalho, é possível encontrar, no desporto, momentos relaxantes e de bem-estar.

Para o futuro, Acaz tem uma visão ambiciosa: deseja trabalhar arduamente, contribuindo para que a sua equipa do GDU alcance o topo nas classificações e, eventualmente, conquiste todos os troféus possíveis, nas competições em que participar.

Partilhar:

Outras Notícias