Responsabilidade Social

Pegada Digital

O uso generalizado das redes sociais e da internet alterou, de forma geral, a forma como comunicamos e tornou habitual a publicação de conteúdos e informações do nosso quotidiano.

Contudo, devemos lembrar-nos que “a internet nunca esquece”. Qualquer conteúdo (foto, vídeo, comentário, texto, etc.) que publicamos hoje, ainda estará disponível daqui a 5, 10 ou 20 anos. Mesmo que seja apagado, não há garantias de que não existam cópias feitas por terceiros.

Em aplicações como o Snapchat ou os stories do Instagram, o usuário pode publicar vídeos ou fotos de curta duração, que ficam disponíveis apenas durante 24 horas e são apagados automaticamente. Contudo, sem garantias de que não tenham sido copiados.

O que é uma Pegada Digital?

A Pegada Digital corresponde ao registo das actividades na internet, ou seja, os conteúdos publicados, tal como fotos, comentários a outros perfis, comentários de outras pessoas nos nossos perfis, etc. Também pode incluir registo de compras realizadas, subscrições de páginas, sites de e-commerce, entre outros.

Neste contexto, pais e educadores devem estar sensibilizados sobre a importância do uso seguro da internet e estar informados sobre como instruir os mais jovens a construir uma reputação online positiva.

Devem informar desde cedo às crianças e jovens, sobre que comportamentos adoptar, explicar que os impactos das publicações podem perdurar durante anos mesmo que alterem o perfil ou mudem de rede social.

Como criar uma Pegada Digital positiva?

Sendo que os registos da Pegada Digital advêm das publicações de cada utilizador, as crianças e jovens devem ter conhecimento sobre o funcionamento da internet, saber quais os comportamentos que devem adoptar e quais são as orientações e boas práticas.

Assim, é importante saber que:

Nada é privado: não existe controlo sobre os conteúdos publicados, por isso não é possível garantir que não existam cópias e partilhas, mesmo quando uma publicação é privada.

É necessário preservar a informação: Não se deve partilhar informação em excesso e os dados pessoais devem ser mantidos em sigilo.

Pensar antes de publicar: devem-se verificar se o conteúdo que se pretende publicar não fere susceptibilidades.

Não se deve publicar nada que não queremos que seja visualizado por todos.

Também não se devem publicar conteúdos com ofensas ou insultos a terceiros, pois essa publicação poderá ficar disponível para sempre.

É importante desactivar as redes não utilizadas: os perfis que já não estão em uso devem ser eliminados assim como toda a informação publicada, com isto assegura-se que o perfil não aparece nas pesquisas.

Quais são os impactos da Pegada Digital?

Sendo que o que é publicado na internet, “permanece para sempre”, a Pegada Digital pode ter impactos negativos, tais como: em entrevistas de trabalho, nas candidaturas a universidades e até em relacionamentos pessoais.

Da mesma forma que os conteúdos publicados podem aproximar as pessoas, estes podem igualmente afastá-las sempre que não se identifiquem com a informação dos conteúdos publicados.

Em resumo, toda a informação publicada pode ser usada contra o utilizador, sendo importante analisar o que será publicado.

Como me posso proteger?

Ao utilizar a internet devemos verificar:

Quais os impactos que a publicação terá posteriormente, mesmo que seja a longo prazo.
Que tipo de comentários são feitos nas publicações de outros usuários para ter conhecimento do tipo de reacções que podem existir.
Se houver alguma publicação que seja desconfortável, devemos verificar o que de facto incomoda. Se a publicação for tua, podes retirá-la de imediato, caso seja de outro utilizador deves verificar o que te incomoda.
Para criar uma Pegada Digital positiva

Pais e educadores

Informem às crianças e jovens que os conteúdos publicados podem ficar online para sempre e quais os seus impactos.
Acompanhem a actividade digital das crianças e jovens.
Sejam um exemplo de como usar a internet e que tipos de conteúdos publicar, criando também uma pegada digital positiva.
Mantenham as informações privadas, disponíveis apenas para amigos próximos.
Utilizem sempre dispositivos com as configurações de segurança activas e actualizados.
Crianças e Jovens

Analisem se conteúdo que pretendem publicar pode ter um efeito negativo na vossa pegada digital.
Evitem publicar um comentário que não seriam capazes de dizer pessoalmente ou de fotos não gostariam de partilhar com todos.
Respeitem-se e respeitem os outros usuários da internet.
Forneçam sempre a quantidade mínima de informações pessoais, tanto nos registos das subscrições como nas publicações de conteúdos seja de fotos ou texto.

Outros Projectos
Últimas notícias
Inovação
15 Abril 2024
Angola Startup Summit by UNITEL
Saber mais
Negócio
15 Abril 2024
MOU UNITEL E INEFOP
Saber mais
Desporto
12 Abril 2024
Atleta do Mês – Messias Manuel
Saber mais